O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (5) o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para recuperar a Faixa de Gaza e disse que quem tem que “cuidar de Gaza são os palestinos”, que foram vítimas de um “genocídio” do qual os Estados Unidos fazem parte.
“O que aconteceu em Gaza foi um genocídio e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. Eles precisam ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído para que eles possam reconstruir suas casas, hospitais e escolas e viver dignamente”, afirmou.
Segundo Lula, o plano é uma coisa “praticamente incompreensível”, já que o país norte-americano “participou do incentivo a tudo que Israel fez na faixa de Gaza”. O presidente brasileiro deu a declaração em entrevista a rádios mineiras.
“Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel e dizer ‘olha nós vamos recuperar Gaza e vamos recuperar Gaza e vamos morar em Gaza’. Os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles?”, afirmou.
Lula disse ainda que quem tem que recuperar de Gaza são os palestinos, que foram vítimas de um “genocídio” do qual os Estados Unidos fazem parte.
O petista disse ainda que defende a criação do estado palestino igual ao estado de Israel para estabelecer uma “convivência harmônica” no Oriente Médio.
CNN
Visualizações 1
Anúncios