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    Lar»Brasil»Duplicação e modernização rodoviária no Contorno Norte de Curitiba
    Brasil

    Duplicação e modernização rodoviária no Contorno Norte de Curitiba

    webradiobrasilDe webradiobrasil9 de julho de 2025Nenhum comentário3 minutos lidos
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    Duplicação e modernização rodoviária no Contorno Norte de Curitiba
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    A Região Metropolitana de Curitiba está passando por grandes investimentos e projetos bem estruturados, no Contorno Norte e outras vias que passam por ampliações e melhorias para os próximos anos.

    O início das intervenções
    A Via Araucária, responsável pelo lote 1 do pacote de concessões rodoviárias do Paraná, divulgou os primeiros passos das obras. Cerca de 80 km de rodovias serão alvo de intervenções, incluindo duplicações, construção de viadutos e ajustes na sinalização.

    Desde fevereiro de 2024, a concessionária assumiu a operação de trechos que somam 473 km, abrangendo as BRs 277, 373, 376 e 476, além das PRs 418, 423 e 427. O cronograma prevê a entrega das primeiras etapas em até três anos.

    A PR-418, conhecida como Contorno Norte de Curitiba, terá 16,76 km duplicados na fase inicial. Entre as novidades está um viaduto no km 12, facilitando a ligação entre os bairros Jardim Dourados e Jardim Giannini, em Almirante Tamandaré. Outro destaque é o novo acesso à Avenida Francisco Gulin, na região norte da capital paranaense.

    Duplicações na PR-423
    A PR-423, que conecta Araucária e Campo Largo, receberá quase 26 km de duplicação. Dois viadutos substituirão cruzamentos em nível, aumentando a fluidez e a segurança.

    Um deles ficará no km 10, em Araucária, permitindo ligação direta entre a Avenida das Nações e a Rua Luíz Armando Ohpis. O outro, no km 33, em Campo Largo, facilitará o acesso entre a Rua Teodoro Augustyn e a Estrada de Balsa Nova.

    Compensação Ambiental e Social
    Todas as intervenções seguirão rigorosos critérios de preservação ambiental, conforme exigido no contrato de concessão. A Via Araucária também está conduzindo desapropriações e reassentamentos com base em padrões internacionais de responsabilidade social.

    No primeiro ano de concessão, a empresa priorizou a recuperação da segurança viária e o planejamento detalhado das duplicações. Entre as ações já realizadas estão:

    • Recuperação de 55 pontos críticos com problemas de afundamento ou erosão.
    • Instalação de novos dispositivos de sinalização para melhorar a visibilidade.

    A partir de 2025, a Via Araucária iniciou a implantação de 244 km de duplicações nos primeiros seis anos de contrato. Além disso, serão construídas faixas adicionais, vias marginais e novos acessos.

    Os trechos prioritários são:

    • BR-277 (entre Porto Amazonas e Palmeira, além de Irati).
    • PR-418 (Contorno Norte).
    • PR-423 (Araucária-Campo Largo).

    Até 2027, a meta é entregar 70 km de duplicações, 9 km de faixas adicionais e novos viadutos.

    O início efetivo das obras depende da aprovação final da Agência Nacional de Transportes Terrestres e do licenciamento ambiental pelo Instituto Água e Terra. Os processos estão em fase adiantada, e a expectativa é que os trabalhos comecem em maio de 2025 nos trechos próximos a Curitiba, estendendo-se até julho nas demais regiões.

    Redução de Impactos no Tráfego
    Para minimizar transtornos, a concessionária adotará medidas como:

    • Intervenções em horários de menor movimento.
    • Comunicação antecipada aos usuários.
    • Trabalho em múltiplas frentes para agilizar a conclusão.

    O contrato entre a Via Araucária e a ANTT tem duração de 30 anos, com investimentos totais superando R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em custos operacionais.

    BR-277 recebe maior volume de obras
    A BR-277 concentra a maior parte das intervenções iniciais, com 27,5 km de duplicações em dois trechos:

    • Porto Amazonas a Palmeira.
    • Irati.

    Quatro novos viadutos serão construídos:

    • Dois em Palmeira (km 168 e 172).
    • Dois em Irati (km 257 e 261).

    Além disso, um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros será instalado próximo ao Posto Benedita, em Irati, com estacionamento, banheiros e área de alimentação.

    modelo de concessão paranaense
    O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado em diálogo com o setor produtivo e a sociedade. Uma das características é a exigência de obras nos primeiros anos, garantindo melhorias rápidas para os usuários.

    FAQ – Perguntas Frequentes

    1 – Quando as obras do Contorno Norte começam? A previsão é que os trabalhos tenham início em maio de 2025, após aprovação da ANTT e licenciamento do IAT.

    2 – Quais os principais benefícios das duplicações? Maior fluidez no trânsito, redução de acidentes e melhor conectividade entre municípios da região.

    3 – Haverá fechamento total das pistas? Não. A Via Araucária planeja intervenções em horários de menor movimento, com desvios sinalizados.

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