O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta sexta-feira (26) com o rei Abdullah II da Jordânia para impulsionar um cessar-fogo na Faixa de Gaza, informaram os dois países.
“O presidente atualizou o rei Abdullah sobre seus esforços em curso para garantir um acordo de libertação dos reféns e um cessar-fogo, e os preparativos para um aumento da ajuda humanitária durante o período de trégua”, indicou o governo americano.
A corte real jordaniana confirmou o telefonema e garantiu que o monarca “ressaltou a necessidade de pôr fim imediatamente à guerra em Gaza e assegurar o fluxo de assistência suficiente através de todas as passagens fronteiriças, garantindo, ao mesmo tempo, sua entrega aos civis de toda a Faixa sem demoras nem obstáculos”.
Gaza sofre com mais de nove meses de guerra, depois que o movimento islamista palestino Hamas atacou o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, deixando 1.197 mortos, a maioria civis, baseado em dados oficiais israelenses.
O Hamas também tomou 251 reféns, dos quais 111 permanecem na Faixa, incluindo 39 que morreram.
A represália do Exército de Israel contra o Hamas em Gaza deixa pelo menos 39.175 palestinos mortos, também civis na maior parte, segundo o Ministério da Saúde do movimento palestino, que governa o território.
Segundo o site de notícias Axios, o diretor da CIA, Bill Burns, é esperado em Roma no domingo para manter conversas com funcionários de Israel, Catar e Egito.
Visualizações 53